O que é Monitriip? E onde encontrar Monitriip em Belo Horizonte?

O que é Monitriip? E onde encontrar Monitriip em Belo Horizonte

O sistema de monitoramento Monitriip em Belo Horizonte  tem como objetivo realizar o acompanhamento das viagens realizadas pelo regime de frete, que tem diferenciação em suas características de serviço regular de transporte (viagens em circuito fechado com relação de passageiros fixa), esse sistema tende a contribuir para aumentar a qualidade dos serviços prestados e o conhecimento da dinâmica de transporte rodoviários de passageiros, além de auxiliar a fiscalização, quando necessário.

O uso do Monitriip é obrigatório e muitas dúvidas surgem no processo de implantação do mesmo, neste artigo vamos passar todas informações necessárias para incluí-lo em sua empresa e se você é de Belo Horizonte, vamos falar sobre como implantar o Monitriip em Belo Horizonte.

 

O que é o Monitriip?

 

O Monitriip é um Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros, regido pela Resolução nº 4.499, de 28 de novembro de 2014, que determina como obrigatório o uso do sistema credenciado por empresas autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Basicamente o equipamento que deve ser instalado em todos os ônibus enviará informações em tempo real para agência, através de redes 3G, sobre o número de pessoas transportadas, percentual de passagens tarifadas, valor da passagem, programação de horários e seus cumprimentos.

 

Todas as empresas de fretamento precisam ter Monitriip?

 

Segundo determinações da ANTT, todas empresas de fretamento deverão ter o Monitriip, independente da quantidade e tipo de veículo.

Essa regulamentação está em vigor desde 2016 e, segundo a agência, representa uma forma de avanço do gerenciamento de viagens e maior precisão das informações.

 

Quanto tempo tenho para implantar o Monitriip?

 

Assim que a empresa receber o TAF – Termo de autorização de Fretamento deverá solicitar implantação do Monitriip, é importante agilizar o processo para que o veículo seja liberado para operar.

Se você deseja saber mais informações sobre o prazo para implantar o Monitriip em Belo Horizonte, a Online Rastreamento é uma empresa credenciada para implementação pela ANTT, entrando em contato irão lhe informar o prazo.

 

O que é preciso fazer para ter o Monitriip?

 

É de responsabilidade de sua empresa de transporte a aquisição, implantação e manutenção do equipamento necessário para o sistema, e também pela coleta, disponibilização e envio dos dados para a Agência. Mas não se preocupe, as empresas credenciadas para realizar a implantação, como é o caso da Online Rastreamento que realiza a instalação de Monitriip em Belo Horizonte, irão lhe fornecer todas informações necessárias para colocar e utilizar o sistema, os passos são simplificados e detalhados para que não haja problemas com a fiscalização.

 

No Portal Monitriip há uma lista com todos fornecedores cadastrados pela ANTT, mas a escolha final é do cliente a respeito de qual fornecedor deseja escolher, através do site é possível ver quais são os fornecedores de Monitriip em Belo Horizonte.

 

Depois de escolher a prestadora do serviço de implantação, a empresa de transporte deverá vincular sua operação a um dos fornecedores de tecnologia no Portal do Monitriip. Apenas os fornecedores cadastrados podem ser vinculados a sua transportadora. Esse vínculo, indica que sua empresa está autorizando o fornecedor associado a transmitir dados de suas viagens.

 

O que acontece se a empresa não enviar dados ou não implantar o Monitriip?

 

A empresa de transporte fica em desacordo com a regulamentação da ANTT e não liberada para transporte caso não implemente o Monitriip, e ficam sujeitas a sanções previstas em lei e/ou na forma das Resoluções da ANTT sejam elas penalidades ou medidas administrativas.

 

Quais os dados são obrigatórios transmitir para a ANTT através do Monitriip?

 

São quatro etapas de dados que devem ser enviados pelo Monitriip:

 

  • Dados de Início e Fim da Viagem (Log de Início e Fim de Viagem):

 

Toda vez que a empresa de transporte de fretamento iniciar e finalizar a sua viagem, todas que forem autorizadas pela ANTT, ela realizar o envio de dados informando seu início. Essas informações deverão ser transmitidas no momento do início e fim da viagem, seja na ida ou na volta. Além disso, se ao longo da viagem houver troca de veículo o registro deve ser enviado também, encerrando a viagem de um veículo e reiniciando no outro. Para saber mais sobre essa exigência leia o descrito no Anexo da Resolução 4499/2014 item 1.2.2.5.

 

 

  • Dados de Velocidade Tempo e Localização (Log de Velocidade Tempo e Localização):

 

Esses dados (Log de Velocidade, Tempo e Localização) são os que vão passar a informação para ANTT o caminho percorrido ao longo da viagem e o tempo do percurso. Eles devem ser enviados automaticamente de minuto a minuto após o início e antes do fim da viagem, ou sempre que a situação da porta ou da ignição do motor for alterada. Para saber mais leia o Anexo da Resolução 4499/2014 item 1.2.2.1.

 

 

  • Dados dos Motoristas que realizam a viagem (Log de Jornada de Trabalho de Motorista)

 

Toda vez que a empresa de transporte de fretamento iniciar e finalizar a sua viagem, e sempre quando houver troca de motorista, os dados do motorista cadastrado deverão ser enviados, esse envio ocorre de forma simples, já que as informações já estarão cadastradas previamente. Você pode conferir esse conjunto de dados no Anexo da Resolução 4499/2014 item 1.2.2.2.

 

 

  • Dados das Paradas ao longo da viagem (Log de Detector de Parada):

 

Deverão ser enviados dados de paradas toda vez que houver parada ao longo da viagem, informando também se a parada foi intencional ou uma ocorrência, é importante que este envio seja feito no ato das paradas.

 

Esses dados são enviados em sua grande parte automaticamente, para verificar se de fato os envios estão sendo feitos basta confirmar o recebimento através dos recibos enviados pela ANTT, estes deverão ser conservados por cinco anos para caso seja necessária futura comprovação.

 

O cadastro do Monitripp pode ser realizado de forma descomplicada, se você está interessado no cadastro do Monitripp em Belo Horizonte a Online Rastreamentos traz a inclusão de forma rápida e funcional.

Como as normas vigentes determinam o uso do Monitripp o ideal é implantá-lo dentro do prazo previsto, para evitar multas ou sanções.

 

Após instalação do rastreador no veículo e fornecido acesso ao sistema web e aplicativo smartphone no qual e possível acompanhar em tempo real:

*Localização – Monitriip em belo horizonte

*status ignição – Monitriip em BH

*velocidade – Cadastro Monitriip em BH

*Historico – Monitrip bh

 

*Histórico com as ruas percorridas – Cadastro Monitriip em Belo Horizonte

*Visualização no mapa com nomes de ruas, avenidas, cidades, etc. – Empresa homologada Monitriip

 

 

Conheça mais da Online Rastreamento.

Tem mais duvidas? 31 3623 2190

 

 


onlinerastreamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Converse com um consultor